Últimos posts

Lendas e rituais indígenas dão o tom no belo 'Festival Folclórico de Parintins'

 13/09/2020  |  Postado por: Ramon Andrade
Foto: Antônio Saloni
Foto: Antônio Saloni

O 'Festival Folclórico de Parintins' hoje, é sem dúvidas, um dos maiores promotores da cultura regional. São três divertidas noites de apresentação, onde os bois 'Caprichoso' e 'Garantido' explanam as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos.

O Festival Folclórico de Parintins é uma mega festa popular, a qual se realiza todos os anos, sempre no último final de semana de junho no município de Parintins, estado do Amazonas. O festival é uma bela apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas locais, sendo que, o ponto mais importante do evento, é uma divertida disputa entre dois bois folclóricos, assim denominados de 'Boi Garantido', na cor vermelha, e 'Boi Caprichoso', na cor azul. A apresentação ocorre num grande espaço conhecido como 'Bumbódromo'.

No ano de 1965 ocorreu o primeiro 'Festival Folclórico de Parintins', criado por um grupo de amigos da Juventude Alegre Católica (JAC). Nesse primeiro ano, se apresentaram 22 quadrilhas, à época sem os bois Caprichoso e Garantido. Já a partir do ano de 1966 os bois bumbás foram convidados a participarem do festival. A partir daí, foi que os dois bois participaram do festival. Nesse ano, como critério, ficou estabelecido para definir o campeão, o boi mais aplaudido pelo público. Foi a partir desse momento, que se deu início à uma forte rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso.

Conforme o tempo foi passando, o Festival ganhou uma grande relevância nacional, despertando assim, a atenção da imprensa nacional e internacional, considerado-se como a mais importante atração turística da região Norte do Brasil. Essa posição se deu em virtude da transmissão em rede nacional de televisão e, posteriormente a esse marco, diversos profissionais que trabalhavam na festa, passaram a ser contratados para o Carnaval de São Paulo.

O 'Festival Foclórico de Parintins' compôe-se de 21 quesitos no total, porém, a maioria não requer ordem predeterminada de apresentação, exceto os três primeiros como: 'apresentador', 'levantador de toadas' e 'marujada ou batucada', bem como, do último que é 'encenação'.

Veja a seguir quais são os quesitos determinados: apresentador; levantador de toadas; batucada; ritual; porta-estandarte; amo do boi; sinhazinha da fazenda; rainha do folclore; cunhã poranga; boi bumbá (evolução); toada (letra e música); pajé; tribos indígenas ; tuxauas; figuras típicas regionais; alegorias; lenda amazônica; vaqueirada; galera; coreografia, organização do conjunto folclórico.

O Festival, que revela à arena simbolismos regionais, os quais representam os povos indígenas bem como, o homem ribeirinho do norte, se popularizou a um nivel tão grande, que tem atraído turistas nacionais e principalmente internacionais para a 'Ilha Tupinambarana', nome que a cidade de Parintins ficou conhecida em razão da fama desse evento.

Conforme a popularidade dos bois no Amazonas foi crescendo num forte rítmo, as agremiações folclóricas passaram a contar com grandes torcidas, as quais criaram seus consulados, organizando enormes caravanas para o festival.

Na cidade de Parintins, os residentes se dividem pelos dois bois, ao tempo em que, essa rivalidade também se amplia para outras cidades da região.

O 'Festival Folclórico de Parintins' hoje, é sem dúvidas, um dos maiores promotores da cultura regional. São três divertidas noites de apresentação, onde os bois 'Caprichoso' e 'Garantido' explanam as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de belíssimas alegorias e inúmeras ricas encenações.

11606-100917

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
TAGS:  ,  
Garantido-2014-Sinhazinha Ana Luisa Faria - Foto: Ione Moreno
Garantido-2014-Porta Standart Verena Ferreira - Foto: Ione Moreno
Garantido-2014 - Pajé André Nascimento - Foto: Ione Moreno
Garantido-2014-Porta Standart -Tatiane Barros - Foto: Ione Moreno
Desfile Boi Garantido - Foto: Ione Moreno
Caprichoso-2014-Pajé Waldir Santana-Foto: Ione Moreno
Caprichoso-2014-Foto: Ione Moreno
Caprichoso-2014-Foto: Ione Moreno
Caprichoso-2014-Cunha-Porta Standart-Maria Az-Foto: Ione Moreno
Foto: Ministério da Cultura
Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ministério da Cultura
Foto: Ministério da Cultura
Tatiane Barros (cunhã-poranga Boi Garantido) - Foto: Marina Souza-G1 AM
Sinhazinha da fazenda - Ana Luísa Faria - Foto: Marina Souza
Ritual - Foto/Reprodução: Rede Amazônica
O Pajé- Boi Garantido - André Nascimento - Foto: Divulgação
Levantador de toadas do Caprichoso - Davi Assayag - Foto: José Rodrigues
Porta Estandarte do Caprichoso- Foto: Divulgação
Foto: Antônio Salani
Boi Garantido - Foto: Divulgação
Boi Caprichoso - Foto: Luciano Abreu-TV Amazonas
A Floresta - Foto: Secom-Am
VER TODAS MATÉRIAS
Destinos Rondonia
Publicidade