Últimos posts

Regida pelas águas, as belezas naturais de Mato Grosso do Sul são fascinantes

 01/05/2018  |  Postado por: Ramon Andrade
Gruta do Lago Azul - Foto: Pousada Jubais
Gruta do Lago Azul - Foto: Pousada Jubais

Mato Grosso do Sul é beleza natural pura, riquíssima vida selvagem, das paisagens exuberantes e de uma poderosa cultura criada por seus colonizadores. De norte a sul, leste a oeste, esse belíssimo estado do é um lugar incrivelmente fascinante, principalmente por ser regido pelas águas, cujas belezas naturais ultrapassam os limites da região Bonito/Serra da Bodoquena, percorrendo todo o Pantanal. Abaixo listamos alguns desses incríveis lugares:

Grutas e Cavernas
As grutas de Bonito são internacionalmente conhecidas por formarem, ao longo do tempo, paisagens históricas e agradáveis aos olhos de qualquer um. Gostaria de saber mais sobre elas? Gruta é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos. O tempo faz com que lindas paisagens se formem, as quais tornam o lugar perfeito para se visitar.

Entre elas, destacamos a Gruta do Lago Azul, descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-brasileira de espeleomergu.hadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos – como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante – que viveram durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás.

Rios
Os rios de Mato Grosso do sul pertence a duas bacias hidrográficas: a bacia do Paraná a leste, e a bacia do Paraguai, a oeste. O divisor de águas dessas duas bacias é a serra de maracaju. Portanto os dois principais rios de Mato Grosso do Sul são Rio Paraná e Rio Paraguai.

Entre os seus rios, destacamos o Rio Sucuriú que banha o norte e o leste do estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil. 'Sucuriú' é a designação de uma dança ritual de índios ribeirinhos que desejam adquirir poderes mágicos. Nesse rito, imitam a cobra sucuri em suas curvas ao rastejar e na maneira de espremer sua caça.

Cachoeiras
No Mato Grosso do Sul existem inúmeras e belíssimas cachoeiras, onde destacamos duas delas, a seguir:
-'Parque das Cachoeiras': São seis quedas d'água cristalinas, ótimas para banho. Cada uma tem um estilo: a primeira, do Amor, é a mais alta e volumosa, com 6 m; a segunda, da Figueira, tem pouco volume de água e forma uma prainha boa para crianças; a quarta, da Carretilha, conta com uma tirolesa de cerca de 20 m de extensão, sobre uma grande piscina natural. A caminhada dura cerca de três horas, em passarela suspensa de madeira, no meio da vegetação.  Estrada para Aquidauana, 18 km (16 km de terra).

-'Cachoeira Estancia Mimosa': O passeio começa antes da visita às cachoeiras: na entrada, chamam a atenção os jacarés Tony e Fubá, que vivem na lagoa. A visita segue até as sete quedas-d'água - três delas são as mesmas do Parque das Cachoeiras. Entre as exclusivas estão a do Desejo, com curiosa formação rochosa, e a do Salto, com plataforma de 6 m para saltos no poço.

Ilhas
As Ilhas fluviais matogrossensses também atraem os nativos e visitantes, como por exemplo a 'Ilha do Padre' que é Formada por matas verdes, inúmeras cachoeiras e piscinas naturais no meio do Rio Formoso. Várias passarelas conduzem o turista com segurança entre os vários ambientes, interligando rios e cachoeiras. Possui cabanas simples de madeira e infra-estrutura para camping: banheiros, chuveiros, churrasqueiras em cada área de camping, piscina com água natural para crianças e quadras de vôlei de areia.

Há também a 'Ilha Bonita' um pedacinho do paraíso pra você. Um lugar de encantos e belezas sem igual, as margens do rio formoso. Só na Ilha Bonita você vai presenciar o fenômeno da comunicação entre o homem e os peixes através do toque de um sino, irá ver peixes pequenos, médios e grandes

No estado Matogrossensse há tambem outros encantos naturais que Deus nos abençoou com suas preciosidades a seguir:

Bioma Pantanal
O Bioma Pantanal é um ecossistema com 250 mil quilômetros de extensão que fica distribuído entre o sul de Mato Grosso, o noroeste de Mato Grosso do Sul, o norte do Paraguai, e o leste da Bolívia, estando, portanto, no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. A região é uma planície pluvial onde se desenvolvem fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica.

O Rio Paraguai e seus afluentes percorrem a região formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, a piraputanga, o piau, e também para outros animais do pantanal, como a arara azul, a anta, as capivaras, os tucanos e as ariranhas.

Buraco das Araras
Formação geológica resultante do desmoronamento de blocos rochosos criando esta enorme cavidade: são 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade. No fundo do buraco, uma lagoa de água esverdeada, rodeada por mata exuberante, abriga jacarés cuja sobrevivência permanece um misterio. Além deles e das araras, mamíferos como tatu, o tamanduá, o quati, o lobinho e outras 130 espécies de aves, imcluindo curicacas e tucanos, escolheram o lugar para viver.

A vocação para o turismo ficava evidente a cada novo curso de capacitação que os proprietários faziam e a cada nova melhoria implantada na área. Além da Licença Ambiental de Operação Turística, em 2000 o Buraco das Araras participou do Encontro para Regulamentação do Uso Turístico das Cavernas (e outras cavidades naturais) do Planalto da Bodoquena, promovido pelo CECAV/IBAMA em Bonito.

Lagoa Misteriosa
Uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco, a qual é toda coberta por vegetação arbórea e circundada pela mata.

A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Para saber mais sobre as belezas naturais desse destino encantador acesse os links a seguir:
https://www.visiteobrasil.com.br/brasil/centro-oeste/mato-grosso-do-sul/belezas-naturais  e
https://www.visiteobrasil.com.br/brasil/centro-oeste/mato-grosso-do-sul/ecoturismo 

Para conhecer esses lugares aprazíveis e com segurança, não deixe de fazê-lo através de agências de receptivo local, que prima pela responsabilidade, compromisso, credibilidade e excelente atendimento, pelos quais atributos o portal 'Visite o Brasil' recomenda algumas delas, a seguir:

- Agência Viva Bonito:
Especializada em passeios turísticos em Bonito e Pantanal, a Viva Bonito planeja e cria pacotes e roteiros de acordo com a sua vontade conforme as suas possibilidades.
Saiba mais nesse link:  https://www.visiteobrasil.com.br/centro-oeste/mato-grosso-do-sul/bonito/servicos/viva-bonito  

-Agência Vivendo Bonito
Um casal que em busca de emoções junto a natureza e qualidade de vida, mudaram-se para Bonito e desde então, seguem vivendo e trabalhando como agentes de viagem na capital do ecoturismo no Brasil.
Saiba mais nesse link:  https://www.visiteobrasil.com.br/centro-oeste/mato-grosso-do-sul/bonito/servicos/vivendo-bonito  

-Bonito Transfer
Somos uma empresa especializada em Bonito e Pantanal – MS. Atendemos: Agências e Operadoras de todo Brasil, turistas de todas as nações. Nossos profissionais treinados e experientes conhecedores de todo o Pantanal e Bonito.
Saiba mais nesse link:  https://www.visiteobrasil.com.br/centro-oeste/mato-grosso-do-sul/bonito/servicos/bonito-transfer 

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
TAGS:  ,  
Parque Nacional de Ilha Grande - Navirai-MS - Foto: Bioickx (Domínio publico)
Gruta do Lago Azul - Foto: Sidney Michaluate
Gruta do Lago Azul - Foto-reprodução: Pousada Jubais
Buraco das Araras - Foto-reprodução: Site Trilhas e Aventuras
Buraco das Araras - Foto-reprodução: Octavio Salles
Rio Sucuri - Bonito-MS - Foto: Matheus Fo
Rio da Prata - Bonito-MS - Foto: Daniel Francisco Madrigal Moller
Queda dagua na boca da onça - Foto: Caio Vilela
Piraputangas no Rio da Prata - Bonito-MS - Foto: David Morimoto Treez
Cascatas da Trilha Boca da Onça - Bonito-MS- Foto: Sergio Alexandre Korndorfer
Bioma Pantanal - Corumbá-MS - Foto: Wilson Brito (Domínio publico)
Bioma Pantanal - O charme da Jaguar - Foto: Ron Singer (Domínio público)
Abismo Anhumas - Bonito-MS - Foto: Caio Vilela
VER TODAS MATÉRIAS
Destinos Sergipe
Publicidade