Últimos posts
O que fazer em Natal
Por do Sol no Rio Potengí - Foto: Fabio Pinheiro (Licença-cc-by-sa-2.0)
Por do Sol no Rio Potengí - Foto: Fabio Pinheiro (Licença-cc-by-sa-2.0)

Na belíssima capital do Rio Grande do Norte, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Diversas praias e lagoas
Não há como deixar de fazer um dos passeios mais tradicionais em Natal, como o das dunas, através de buggy. Além de conhecer diversas praias e lagoas, tem como ponto alto, as dunas de Genipabu, Pitangui e Jacumã, onde dá para curtir os esportes locais como 'Aerobundas' conhecida como Tirolesa, 'Esquibundas' a qual consiste em descida na prancha do alto de uma duna até cair na água  e o 'Kamikase', que contempla uma descida do alto da duna numa espécie de toboágua sobre uma lona. Para quem não gosta ou não pode radicalizar, tem a opção de fazer o passeio de forma contemplativa, conforme o desejo do turista, contudo, os mais jovens preferem sentir a adrenalina proporcionada pelo o buggy. Como esse passeio é ao ar livre, durante o percurso , tem muita areia, mas também, paisagens encantadoras, além de deslumbrantes, que faz lembrar o deserto do Saara.

Verdadeiro forró pé de serra
Para quem gosta de forró legítimo, o verdadeiro forró pé de serra, deve se dirigir ao pátio interno do Centro de Turismo, local que, inclusive, já abrigou um antigo presídio e,  participar do 'Forró com Turista' uma espécie de show participativo, que teve início em novembro de 1987, que os turistas adoram e acontece sempre às quintas-feiras. a partir das 22hs. Interagindo com os turistas no canto improvisado sobre as cidades de origem dos visitantes, é que se tem início à boa noitada de forró. Os turistas também participam dançando ou apredendo a dançar o baião ou xaxado com os dançarinos experientes da casa. O climax do 'Forró com Turista', está reservado para o final, onde se forma uma quadrilha improvisada, que atrai para a pista de dança, muitos casais.

Bem preservados monumentos históricos
Construída em janeiro de 1598, em formato de uma estrela, a 'Fortaleza dos Reis Magos' consiste num dos principais e mais bem preservados monumentos históricos de Natal, além de ser uma das mais belas e bem edificadas fortalezas de todo o litoral brasileiro.  Localizado no encontro do Rio Potengi com o oceano, a Fortaleza fica cercada pela água quando a maré sobe, porém, existe no local, uma passarela de acesso, afim de facilitar  a visitação de turistas.

Passeios de barco para banho e mergulho
Outro passeio que encanta os turistas e você deve fazer é, partir da 'Praia de Ponta Negra',  no sentido litoral Sul, passando pela Barreira do Inferno e a praia de Cotovelo. Percorre cerca de 20 km até a 'Praia de Pirangi', onde as atrações são o passeio de barco, culminando com uma visita ao Maior Cajueiro do Mundo. Geralmente, o passeio de barco para banho e mergulho nas 'Piscinas Naturais de Pirangi' tem duração média de 2 horas. Durante a navegação, se conhece as praias de Pirangi, Pirangi do Sul e Pirambúzios, bem como, ponta do Flamengo. Algumas das agências que promovem esse passeio, disponibilizam ao passageiro,  máscara e o snorkel para mergulho.

Belezas naturais espetaculares
Estando somente à pouco menos de 55 km ao Norte de Natal, impossível estar nessa cidade maravilhosa, e não conhecer uma das mais encantadoras praias da região, que é a famosa e charmosa 'Praia de Maracajaú'.  Maracajaú é uma pequena vila de pescadores, a qual possui belezas naturais espetaculares, como, além de suas praias, diversas dunas, lagoas e os 'Parrachos', nome regional dados aos recifes de corais. Em virtude de todo esse aparato natural, Maracajaú é considerada como o 'Caribe Brasileiro'

A mais famosa e badalada de Natal
Com suas águas de temperatura amena, ao fundo, o Morro do Careca e uma duna que mede cerca de 120 metros de altura, não ha como resistir à visitação da 'Praia de Ponta Negra'. É a praia urbana mais famosa e badalada de Natal, bem como, considerada uma das mais belas do País. Em razão de sua grande extensão, também é ideal para uma boa caminhada, na areia ou no calçadão da praia.

Inúmeras construções em estilo neoclássico
E quem disse que Natal só vive de praias no turismo, está enganado. Natal também é forte na sua cultura e tem muitas histórias para contar. Além do 'Forte dos Reis Magos',  a bela cidade, reúne inúmeras construções em estilo neoclássico que abrigam desde teatros, casas de cultura e igrejas. Programe um tour histórico pela cidade, que contemple por exemplo o 'Memorial Câmara Cascudo' onde reúne todo o acervo do historiador e folclorista Luiz da Câmara Cascudo, composto de livros, documentos e objetos que retratam a expressão da cultura popular do estado.
Inclua também, o Teatro Alberto Maranhão, cuja construção histórica em estilo neoclássico é considerada uma das mais belas de Natal, que, além de tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, abriga hoje a orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte e o corpo de baile do balé municipal. E não deixe de fora, a histórica e centenária 'Igreja de Nossa Senhora do Rosário', construída pelos escravos entre 1706 e 1714, tem uma localização privilegiada, bem no alto de um platô de onde se tem uma visão privilegiada de todo o Rio Potengi.

Conheça mais sobre Natal
Conheça Natal
Publicidade