Últimos posts

Ilha dos Frades, belo reduto ecológico dentro da Baía de Todos os Santos

 01/10/2023  |  Postado por: Ramon Andrade
Vista panorâmica de Ponta de Nossa Senhora - Foto: Visite o Brasil
Vista panorâmica de Ponta de Nossa Senhora - Foto: Visite o Brasil

Bem do alto da igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, é possível ver as águas tranquilas que envolvem a Ilha dos Frades. Localizada dentro da Baía de Todos-os-Santos, esse belíssimo paraíso está enriquecido por uma imensa Mata Atlântica, composta de 08km de extensão, ocupando um território assemelhado a um formato de uma estrela de 15 pontas.

Umas das caracaterísticas mais fortes da 'Ilha dos Frade's é a sua religiosidade, uma rica herança da ocupação jesuíta, evidenciada nas suas duas igrejas denominadas de' Igreja Nossa Senhora do Loreto', localizada na praia de mesmo nome e a 'Igreja Nossa Senhora de Guadalupe', que fica na praia de Ponta de Nossa Senhora, ambas do século XVII.

A ilha é feliz detentora de belíssimas paisagens, praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais, uma vegetação típica da Mata Atlântica, composta de inúmeras  árvores nativas, principalmente o pau-Brasil que deixam a todos que a visitam, completamente encantados.

Segundo os moradores mais antigos da região, a ilha recebeu este nome no início da colonização, quando foram assassinados dois frades pelos Tupinambás, os quais pretendiam catequizá-los.

Considerada como um verdadeiro reduto ecológico, em virtude de se encontrar bem no meio da Mata Atlântica, os seus principais atrativos turísticos são suas renomadas  praias, como a 'Praia Ponta de Nossa Senhora', a mais visitada, que além de abrigar uma igreja, é famosa por servir deliciosos pratos à base de frutos do mar.

Publicidade: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

Já a 'Praia do Loreto', possui mar calmo e águas transparentes, em meio à uma vasta mata, e também abriga uma igreja de mesmo nome. Outra praia bastante visitada pelos turistas é a 'Praia da Viração', também de águas bem transparentes e vegetação densa. Há também a 'Praia de Paramana', um pequeno vilarejo de pescadores e que possue inúmeros arrecifes.

Abaixo, saiba mais sobre as características de cada uma delas:

Praia de Ponta de Nossa Senhora
Praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Localizada na parte norte da ilha dos Frades, entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros em Salvador-Ba, a 'Praia da Ponta de Nossa Senhora'  é uma das praias mais visitadas da Ilha dos Frades, principalmente em razão de suas águas mornas e cristalinas, excelente para um belo banho, bem como, é apropriada para a pesca, o mergulho, dentre outros esportes náuticos. Também existem na praia, diversas barracas de praia, que servem deliciosos frutos-do-mar e pescados.

A praia recebeu uma indicação no ano de 2015 para receber o certificado 'Bandeira Azul', programa do selo internacional de qualidade criado na França em 1980 e  que é considerado o mais importante da sua categoria em todo o planeta. Essa praia foi oficialmente aprovada no mês de outubro daquele ano, para receber o selo, por um júri internacional. 

Por motivos inexplicáveis pela organização, lhe foi retirado o certificado e a praia retornou à posição de piloto, sendo posteriormente no mês de outubro de 2016 recertificada com o Selo Bandeira Azul  para a temporada 2016/2017.  Sendo assim, o município de Salvador foi o terceiro do Brasil, bem como, o primeiro do Norte e do Nordeste a ter uma praia com esse tão importante certificado.

Praia de Loreto
Praia de Loreto

Uma deliciosa praia de mar calmo e águas transparentes, localizada em meio à vasta mata, a 'Praia de Loreto' tem na Capela de Nossa Senhora do Loreto, seu mais famoro cartão postal. A capela foi construída no ano de 1645, por Francisco da Costa, dono da Ilha dos Frades na época e, sendo reconstruída no ano de 1756, por uma irmandade. Posteriormente foi totalmente reformada no ano de 1876, pelo Tenente Cel. Fortunato Jr. da Cunha, segundo informações transcritas no próprio  templo. Sua elegante fachada, com volutas e contravolutas, é do século XVIII

No entorno da Capela de Nossa Senhora do Loreto há também uma área de eventos cerimoniais, que foi inaugurado recentemente, denominado de 'Cerimonial Loreto'. O espaço comporta até 1200 pessoas em celebrações e eventos exclusivos, com estrutura completa. Há também a 'Fundação Baía Viva', que desenvolve diversas atividades  na ilha, desde preservação ambiental à capacitação profissional e estímulo às manifestações culturais da comunidade.

A organização, manutenção e exploração do espaço fica por conta do gastrônomo Ed Buacoski e  da designer Joana Pinho, proprietários da empresa de consultoria Raiz Cultural.

As instalações são compostas por um espaço de eventos e o Casarão Principal. Possui também belos jardins com ventiladores com sistema de vapor, além de uma pista de dança.  Já o casarão, conta com a área de hospedagem para convidados no próprio local. Possuem estrutura completa, com ar condicionado e cozinha equipada. Há também  uma espécie de museu, que conta a história da ilha, remontando a cultura gastronômica, as artes e a religiosidade das comunidades.

Praia de Paramana
Praia de Paramana


Localizada em um trecho de Mata Atlântica bastante preservada, na área central da Ilha, a 'Praia de Paranama', possui um pequeno vilarejo, com casas de pescadores nativos e veranistas.  A praia propicía à prática de pesca, mergulho e de outros esportes náuticos. Durante a maré baixa reaparecem inúmeras piscinas naturais, em função da presença de recifes.

Para chegar à Paramana, bem como em todas as outras praias da Ilha dos Frades, é necessário o uso de embarcações.

Durante os períodos chuvosos, surgem quedas d`água temporárias, que as pessoas confundem como cachoeira. São águas acumuladas nas partes mais altas da ilha que descem em direção ao mar.

Praia da Viração
Praia da Viração 


Com um extenso coqueiral e bastante procurada para a prática do nudismo, por ainda ser bem deserta, a 'Praia da Viração' está localizada na parte central à esquerda da ilha dos Frades.

Em razão da existência de obstruções e à baixa profundidade na maré baixa, fazem do seu acesso marítimo um tanto quanto arriscado. As suas águas são extremamentes limpas e bem transparentes, facilitando à boa prática do mergulho.

A mais deserta das praias da Baía de Todos os Santos, a 'Praia da Viração' tem Mata Atlântica, formações rochosas com um extenso coqueiral emoldurando o lugar, areia bem alva, além de muita tranqüilidade.

Considerada como a preferida dos adeptos do nudismo e daqueles que querem contato direto com a natureza, sem a interferência do homem, na 'Praia da Viração' não existe nenhuma  infra-estrutura, contudo, possibilita banhos deliciosos em qualquer fase de sua maré e, suas límpidas águas, possuem as mesmas características de toda a região.

Como chegar à Ilha dos Frades:


Há duas formas de chegar a Ilha dos Frades. A mais rápida e prazerosa é através de escunas que partem do Centro Náutico da Bahia. Durante a travessia, se tem uma  belíssima vista de várias ilhas da Baía de Todos os Santos e da capital baiana. O passeio custa ente R$ 55 e 65 por pessoa, com saídas diárias às 09hs e retorno às 17 horas. As reservas  devem ser feitas com antecedência através da internet, principalmente na alta estação, que é quando o fluxo aumenta consideravelmente.

Não se deve deixar para comprar  as passagens na hora do embarque, pois, poderá não conseguir vagas na embarcação, bem como, não deve comprar na mão de cambistas (aquelas pessoas que ficam com placas na frente do porto, oferecendo esses passeios) dos quais, na maioria são clandestinos e as embarcações são precárias e sem seguro.

Deve-se atentar que, segurança nesse tipo de transporte, é fundamental. Existem diversas agências de receptivo que vendem esse tipo de passeio, das quais, recomendamos a 'Central de Escunas' com mais de 20 anos no mercado. Mais informações no site www.centraldeescunas.com.br  Telefones: 71-99639-3982 móvel ou 71-99276-0319 movel e WhatsApp. Outra empresa que recomendamos é a 'Apolônio Turismo' Telefone: 71-3326-3975, também com larga experiência, bem como, a 'Privetur'  Telefone: 71-3205-1401

Sugestão: Antes de contratar esses serviços, é aconselhável sempre dar uma acessada nas Fanpages  (Facebook) das agências e verificar a classificação e comentários sobre os passeios realizados.

Há também a opção de seguir de Salvador para Madre de Deus através da BR-324, sentido Feira de Santana. São 32 km até o entroncamento com a BA-522, em direção a Candeias, e mais 20 km até o centro de Madre de Deus. Daí é possível pegar pequenos barcos que levam até diversos pontos da Ilha dos Frades.

Locação ou aluguel de escuna

Uma das melhores maneiras de aproveitar a beleza deste local é através da locação de escuna para passeios às ilhas. Com águas cristalinas e praias de areia branca, as ilhas da região oferecem um cenário espetacular para relaxar e desfrutar do sol baiano.

Ao alugar uma escuna para explorar a Ilha dos Frades e os arredores da Baía de Todos os Santos, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar em águas calmas e repletas de vida marinha, além de conhecerem praias isoladas e paisagens naturais intocadas. Com opções de passeios que incluem paradas para snorkeling, almoços a bordo e guias experientes, a experiência se torna inesquecível.

A locação de escuna para passeios às ilhas em Salvador é uma escolha perfeita para quem busca um dia de diversão, relaxamento e contato com a natureza. Aproveite para explorar as riquezas da Baía de Todos os Santos, descobrindo as belezas naturais que tornam este destino tão especial.

 

0020985-250321

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Praia da Viração - Foto: Drimkamtru
Praia da Viração - Foto: Drimkamtru
Praia da Viração - Foto: Drimkamtru
Praia da Viração - Foto: TripAdvisor
Praia de Ponta de Nossa Senhora (Igreja Nsa de Guadalupe) -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora (Igreja Nsa de Guadalupe) -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora (Porto de embarques) -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora (Porto de embarques) -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora (Porto de embarques) -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora (Porto de embarques) -Foto: Visite o Brasil
Praia de Ponta de Nossa Senhora -Foto: Visite o Brasil
Praia de Paramana -Foto: Visite o Brasil
Praia de Paramana -Foto: Visite o Brasil
Praia de Paramana -Foto: Visite o Brasil
Praia de Paramana -Foto: Visite o Brasil
Praia de Paramana -Foto: Visite o Brasil
Praia de Loreto -Foto: Visite o Brasil
Igreja Nossa Senhora de Loreto -Foto: VisiteoBrasil
Igreja Nossa Senhora de Loreto -Foto: VisiteoBrasil
VER TODAS MATÉRIAS
Destinos Pernambuco
Publicidade