Festas populares celebram a cultura dos colonizadores e rica gastronomia catarinense

 31/03/2018  |  Postado por: Ramon Andrade
Desfile Oktoberfest - Foto: Divulgação Jaime B.da Silva
Desfile Oktoberfest - Foto: Divulgação Jaime B.da Silva

Durante o ano, diversos municípios de todas as regiões catarinenses realizam diversificadas festas típicas tradicionais para fins de celebrar a cultura dos colonizadores, bem como a gastronomia consorciada à produção agropecuária local. Essas celebrações típicas costumam atrair visitantes das cidades do próprio estado, como também, visitantes advindos de outros estados brasileiros além de turistas internacionais.

Conheça a seguir, as principais Festas Populares do estado:

Sommerfest
A música alemã, com sua típica alegria, embala as noites no verão de Blumenau criando um clima todo especial para você se divertir na Sommerfest. A diversidade da culinária típica está presente em diversos pontos do Parque Vila Germânica, com pratos e lanches alemães e regionais.

Oktoberfest de Blumenau
A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique. Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luis I, mais tarde Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia e para festejar o enlace, organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tanto, que a festa passou a ser realizada todos os anos com a participação do povo da região.

Em homenagem à princesa, o local foi batizado com o nome de Gramado de Tereza. A festa ganhou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações. Neste local apareceram também os primeiros fotógrafos alemães, que ali encontraram um excelente ambiente para fazerem suas exposições. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918.

Festa Nacional do Pinhão
A Festa Nacional do Pinhão é uma evento gastronômico e cultural realizado na cidade brasileira de Lages, no estado de Santa Catarina. A primeira edição ocorreu na década de 80, como uma mostra de campo, denominada Festa do Interior, constituída por boxes típicos de costaneiras cobertos de esteiras e taquaras, folhas de xaxim e até mesmo de butiazeiros.

Eram servidos pratos típicos salgados, doces caseiros e bebidas, como paçoca de pinhão, entreveiro, quentão. As atrações ficavam por conta de apresentações nativistas, bailes, domingueiras e outras, como torneio de laço, concursos, trovas e missa campeira (crioula).

Festival Brasileiro da Cerveja
O Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau – SC, cresce a cada ano e se consolida como o maior do ramo no país. É a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações. Cervejeiros, especialistas e consumidores degustam mais de 600 rótulos e aproveitam uma rica programação artística e cultural, palestras e ótima gastronomia.

Um dos principais objetivos do festival é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer, avaliar e degustar a grande variedade de produtos que compõe o cada vez mais conceituado segmento das cervejas;

Fest Italia
A Festitalia surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. Desde sua primeira edição consagrou-se como a maior festa italiana de Santa Catarina. Mesmo Blumenau sendo famosa pela cultura alemã, cerca de 50% de sua população é de origem italiana.

Desde a primeira edição a Festitália acontece na Vila Germânica (antiga PROEB). No primeiro ano a maior atração foi a Orquestra Zaccharo de São Paulo e os conjuntos regionais, com prestígio e incentivo.
Na segunda edição, buscou-se melhorias e foram oferecidos ao público expoentes da música italiana. E a partir da terceira edição a Festitália se consolidou como uma festa de família e de encontro de amigos.

Festa Nacional da Maçã
Realizada entre o final de abril e início de maio, é uma tradição que existe há mais de 50 anos. A história remonta a 1952, com a realização da Exposição Agropecuária de São Joaquim. Em 1956, o nome foi mudado para Festa Municipal da Maçã. Naquela época, a produção da fruta na cidade era ainda artesanal, em baixa escala. Em 1978, o evento ganhou a denominação atual, Festa Nacional da Maçã, e contou com a presença do presidente Ernesto Geisel - tradição que se repetiu depois com João Figueiredo, José Sarney e Fernando Collor de Mello.

No final dos anos 90, a festa deixou de ser realizada durante quatro anos, mas voltou com força total em 2001, atraindo 100 mil pessoas para os nove dias do evento. A Festa da Maçã surgiu em 1952, com a realização da Exposição Agropecuária de São Joaquim, em virtude do desenvolvimento da produção de maçãs no município.

Teve sua primeira denominação como Festa Municipal da Maçã em 1956 e tomando rumos e dimensões cada vez maiores, no ano de 1978 passa a denominar-se Festa Nacional da Maçã.

Incanto Trentino
O Incanto Trentino resgata as tradições, os usos e os costumes do povo neotrentino. Outubro de 1988: mês e ano em que iniciava a Incanto Trentino, a festa das tradições, dos usos e costumes do povo neotrentino. Idealizada pelo Circolo Trentino de Nova Trento, ela contava com o apoio da Prefeitura Municipal, sendo realizada junto ao Salão Paroquial São Virgílio, na praça central da cidade.

O nome 'Incanto Trentino' era o título da canção e foi escolhido pela beleza que a letra trazia”, registra Cipriani. Durante muitos anos, um coral infantil de Nova Trento entoava a canção, que possuía uma estrofe até hoje relembrada: “Fiori, montagne e vino: l'incanto son del Trentin” (Flores, montanhas e vinho: são os encantos do Trentino).

Para saber mais sobre as Festas Populares de Santa Catarina clique aqui.

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
TAGS:  ,  
Desfile Oktoberfest - Foto: Divulgação-Parque Vila Germânica
Desfile Oktoberfest - Foto: Divulgação-Jaime Batista da Silva
Desfile Oktoberfest - Foto: Divulgação-Jaime Batista da Silva
Incanto Trentino-Foto: reprodução Jornal Razão
Festival Brasileiro de Cerveja - Foto: Cevas
Festitalia- Foto: Divulgação-Bierland
Festa Nacional do Peão - Foto: Pablo Gomes (agencia)
Festa nacional da maçã - Foto:julio Cavalheiro (secom-gov-sc)
VER TODAS MATÉRIAS
Destinos Bahia
Publicidade