Planejamento e cuidados adequados são cruciais e podem te preparar para os imprevistos. Por isso, antes de embarcar em uma aventura com o seu pet, garanta que ela seja segura e inesquecível para ambos.
Para quem está planejando a próxima viagem e deseja levar o pet junto, alguns requisitos desta lista devem ser seguidos à risca, principalmente se você for se aventurar pelo mundo com seu pet. Isso porque é necessário dar atenção a uma série de cuidados essenciais para garantir a segurança e o bem-estar do seu amigo de quatro patas.
Afinal, desde o planejamento antecipado até a escolha dos itens certos, como uma roupa de frio para cachorro, cada detalhe é importante. Portanto, ao se preparar para essa jornada internacional com seu peludinho, garanta que ele esteja confortável, seguro e pronto para enfrentar qualquer clima e situação.
Planeje cuidadosamente a viagem com o seu pet
Cada país tem suas próprias exigências para a entrada de animais de estimação, e é fundamental estar em conformidade com essas regulamentações para evitar contratempos. Por isso, antes de iniciar essa jornada animal, informe-se sobre condições climáticas, regulamentos para bichos e outros itens que vamos listar a seguir.
Agendar uma consulta veterinária
Agendar uma consulta com o veterinário do seu pet com antecedência é o primeiro passo de todos. Verificar as condições físicas do animal antes de embarcar nessa viagem é importante para obter um atestado de saúde, que vai certificar que ele está saudável e apto para viajar.
Vacinas em dia
Além da vacina contra raiva, alguns destinos podem exigir vacinas adicionais, como a antirrábica, a de leptospirose e outras dependendo da região. Aliás, convém ressaltar que a maioria dos países exige que os animais estejam vacinados. Por isso, veja se seu filho de quatro patas está imunizado.
Documentação de saúde
Em muitos casos, será necessário um certificado de saúde emitido por um veterinário autorizado. Essa documentação deve estar assinada e carimbada por um veterinário licenciado. Ela, geralmente, deve ser emitida dentro de um período específico antes da viagem, geralmente entre 7 e 10 dias antes do embarque.
Microchip
Para viagens internacionais a implantação de um microchip será requisito obrigatório. Alguns países exigem que os pets tenham um antes de receber certas vacinas, como a antirrábica. Por esse motivo, verifique se ele atende às normas internacionais (ISO 11784/11785).
Requisitos específicos do país de destino
Verificar as regulamentações específicas de cada país é indispensável, pois isso evitará problemas e frustrações futuras, uma vez que cada um tem leis próprias em relação à aceitação da entrada de pets, que inclui quarentenas e testes de anticorpos para raiva.
Preparativos para uma viagem tranquila com seu pet
Visto todas as exigências com a saúde do seu petzinho e as regulamentações dos países, é hora de seguir com os próximos passos. Para tanto, vá, aos poucos, acostumando-o com as caixas transportadoras e a novos ambientes. Durante esse período, faça pequenos passeios de carro com a caixa transportadora para que ele se habitue aos movimentos e ao ambiente restrito, isso, gradualmente, pode reduzir o estresse dele durante a viagem.
Nesse momento, as pesquisas sobre acomodações pet-friendly são passos importantes para evitar contratempos. Por isso, para cada lugar que for visitar, veja se há hospedagens que aceitam animais.
Em viagens longas de carro, as pausas regulares aliviam e ajudam o bichinho a se exercitar e fazer as necessidades. Para os voos, precauções extras, como reservar um espaço adequado na cabine ou no compartimento de carga devem ser averiguadas com a companhia aérea antecipadamente.
Por isso, informe-se sobre as políticas de voos delas. Algumas autorizam que animais pequenos vão na cabine. Já outras demandam que eles viagem no compartimento de carga. Apesar de ser menos econômico, prefira sempre voos diretos para minimizar o estresse do seu pet.
Assim como você preparou sua mala de viagem, arrume a do seu amigo peludo. Faça uma mala específica para ele, incluindo ração, água, brinquedos e itens de higiene. Coloque nela também as documentações dele, como carteiras de vacinação e atestados de saúde, em todos os momentos.
Por fim, durante a viagem, observe o comportamento do animal, já que as mudanças no ambiente podem deixá-lo estressado ou doente. E tenha uma quantia reservada caso ele precise de atendimento com um veterinário local, se necessário.