Comidas brasileiras também fazem história no exterior e conquistam o paladar mundial.
Mais do que ser um país tropical, o Brasil é conhecido por ter uma culinária bastante variada em cada região. Determinados alimentos são exclusivos daqui e mesmo assim conquistaram o paladar dos estrangeiros, que até pesquisam as receitas e tentam copiar a ideia. Quais seriam as comidas que fazem sucesso fora do país? Confira.
1. Pão de queijo (Comidas brasileiras)
Uma receita fácil de fazer, que pode contar com o liquidificador em seu preparo para acelerar o processo. Polvilho doce e queijo parmesão são os dois ingredientes que não podem faltar, mas você pode testar variedades da receita que incluem a goma de tapioca e outros tipos de queijo.
Gosta de mais praticidade ainda? Vale a pena se arriscar no preparo no micro-ondas, tudo em uma única xícara. Você só vai perder a famosa casquinha crocante do pão de queijo.
2. Feijoada
O prato brasileiro mais conhecido, que leva bastante ingredientes, mas pode ser feito de forma simplificada. O ideal é começar o preparo na noite anterior e depois ir montando o prato, afinal, você vai levar em média 120 minutos na frente do fogão.
E o que não pode faltar em uma feijoada? Sem dúvida, o feijão-preto, a linguiça calabresa, o bacon, as folhas de louro e a couve. É aquela receita ideal para um almoço de domingo e conquistou os estrangeiros pela variedade de ingredientes unidos em um único prato.
3. Brigadeiro
Esse já é um clássico da cozinha brasileira e todos sabem que brigadeiro só existe no Brasil. O doce, típico das festinhas de aniversário, leva apenas três ingredientes, mas inclui variações.
Para quem quer ficar bem longe do fogão e ama a opção de brigadeiro de colher, uma opção muito legal é bater os ingredientes no liquidificador (chocolate em pó, cacau em pó e leite condensado), despejar em uma tigela, cobrir com granulado e deixar firmar na geladeira.
4. Acarajé
Quem teve a oportunidade de visitar a Bahia se permitiu experimentar os sabores típicos da região, como o acarajé. Os estrangeiros também são apaixonados por esse bolinho baiano e amam seu sabor único. No preparo, você não pode dispensar nenhum ingrediente. Desde o feijão até o azeite de dendê, todos são importantes.
Se você faz parte do grupo que não abre mão de uma delícia — ainda mais uma apreciada fora do país — mas quer praticidade, experimente o acarajé de liquidificador. Você só precisa bater os ingredientes até obter um creme e finalizar fritando-o no azeite de dendê.
5. Coxinha
Outro salgado encontrado com facilidade nas festinhas de aniversário e parte dos eventos em que é preciso reunir a família ou amigos. A versão clássica é feita com peito de frango, mas existem muitas variedades, inclusive a vegetariana.
Para fazer em casa, você só precisa começar pelo recheio e usar o liquidificador para bater a massa e acelerar o processo. A farinha de trigo, o leite, o colorau e o peito de frango são indispensáveis no preparo, mas você tem permissão para incluir outros temperos e dar seu toque especial.
6. Moqueca
Um prato típico em três regiões brasileiras: no Pará, no Espírito Santo e na Bahia. Independentemente de onde você tenha experimentado, o sabor inesquecível ainda segue dando água na boca.
Para quem quiser fazer em casa, vale lembrar que o cação ou peixes de posta alta, o leite de coco e os temperos mais fortes são indispensáveis, ou seja, você vai ter que dedicar um tempo na cozinha mesmo nas versões mais fáceis e rápidas de fazer.
7. Tapioca
Encontrada nos cafés da manhã brasileiros, a tapioca dá um toque saudável e mais leve para a rotina, tanto que a goma é usada em outras receitas, como o bolo de tapioca de liquidificador, o pão de queijo de tapioca e os dadinhos de tapioca com queijo.
O preparo é simples, basta colocar a goma para assar em uma frigideira e escolher o recheio que você mais gosta, que pode ser doce ou salgado.