:: Visite o Brasil ::
 
   
Terça, 29/07/2014 - Hoje é dia de Oxumaré (São Bartolomeu) Renovação, crescimento e prosperidade. Contas verdes e amarelas.
 
Documento sem título
Historias das Cidades
São Paulo
Aparecida do Norte
Brotas
Campinas
Guarujá
Ilhabela
Mogí das Cruzes
Paranapiacaba
Pq.E. Serra do Mar
Pq. do Alto Ribeira
Santos
S.Luis do Paraitinga
São Paulo
Serra da Bocaína
Taubaté
Ubatuba


Previsão do tempo:
Região Sudeste


Veja Previsão do Tempo
individual em cada cidade.

 


Campinas-Sp


Os primeiros tempos da história de Campinas são motivos de controvérsia, sobretudo quanto à data de fundação da cidade e do local onde se iniciou o núcleo urbano. Devido a isto, e 1939, segundo o jornalista Benedito Barbosa Pupo, chegou-se a comemorar o bicentenário de campinas. Essa data, na opinião do historiador, é de grande importância para a cidade, pois foi em 1739 que chegaram à região os primeiros povoadores, liderados por Francisco Barreto Leme, o que, entretanto, não significa absolutamente a fundação da cidade.


A função de Campinas ocorreu efetivamente em 1774, quando o Capitão General Dom Antônio Luiz de Souza Botelho Mourão, governador da Capitania de São Paulo, assinou vários atos determinando providência neste sentido. As discussões em torno das datas e do local da fundação de Campinas somente tiveram fim com a oficialização, pela Câmara Municipal, do dia 14 de julho de 1774, como a data da fundação da cidade. Baseada em parecer no qual o assunto foi esclarecido por um grupo de historiadores locais, a Câmara aprovou o projeto, posteriormente convertido em lei pelo então prefeito Oreste Quércia, com o seguinte texto: "Aberto em 1722 o caminho que levava às minas de Goiás, estabeleceu-se em pouso no local conhecido com Campinas do Mato Grosso, entre Jundiaí e Mogi Mirim. Com a abertura dos Goiases, como era conhecida a estrada, a região começou a interessar os paulistas, que requiseram que lhes fosse concedidas sesmarias.


Em 1739, Barreto Leme chegou ao local com sua gente vindos de Taubaté. Formou-se o bairro rural e seus habitantes obtiveram autorização para construir uma Igreja, isso em 1773. Em 27 de maio de 1774, Dom Luiz Antônio, o Morgado de Mateus, ordenou a fundação da povoação, nomeando Francisco Barreto Leme seus fundador, diretor e administrador. E, em 14 de julho de 1774, Frei Antônio de Pádua, primeiro vigário de Campinas, rezou na capela provisória a missa que assinalou a instalação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, a nova paróquia, até então subordinada à Paróquia de Jundiaí.


Em 1775, Campinas chega à qualidade de Distrito, com o nome de Distrito de Conceição de Campinas, e em 1797 atinge a condição de Vila (Vila de São Carlos), sendo desmembrada de Jundiaí. Os habitantes eram 2107 e moravam em pouco mais de 400 casas. Mas o nome de São Carlos, que nunca chegou a ser aceito pela população local, deixou de existir quando, em 1847, a vila foi elevada à categoria de Cidade. Surgia, então, oficialmente, Campinas.

Origem do Nome
Local de pouso para os Tropeiros, entre Jundiaí e Mogi-Mirim, que rumavam ou retornavam de Goiás e Cuiabá. Este pouso ficou conhecido como "Campinas de Mato Grosso", em razão da existência de três caminhos em meio a densa mata.


Clique aqui e saiba mais sobre Campinas<<<<

 

 
 
 
 
Documento sem título
Sites do Grupo VBTur :
VBTur :Agencia Operadora de turismo Receptivo em Salvador :Ag.receptivo Pacotes de Reveillon :Pct hospedagem
Pacotes de Carnaval : Pct hospedagem Visite a Bahia: Portal de Turismo Bahia Visite o Brasil: Portal de Turismo Brasil
Turismo TV: Webtv sobre Turismo Noticias de Turismo: Noticias s/Turismo Ofertas do Turismo: Ofertas especiais
Leilão de Turismo: Produtos turísticos Central de Escunas: Passeio às Ilhas Turismo Club: Ofertas só p/associados
Aquishow: Portal de Musica e Lazer Revista Visite a Bahia e Sergipe também Fanpage da revista: Facebook

Copyright 2004 -VISITEOBRASIL.COM.BR -

Todos os direitos reservados à visiteobrasil.com.br  -  É totalmente proibida a copia total e parcial desse site.